Executando ou debugando suas apps do Android Studio direto no seu celular ou tablet

Depure seus projetos do Android Studio direto no seu aparelho celular ou tablet

Boa tarde! Vamos mostrar, passo a passo, como executar e debugar apps no Android Studio utilizando o seu celular ou tablet, ao invés do emulador.

Particularmente, eu detesto usar o emulador de aparelhos do Android Studio, porque ele demora séculos pra levantar, é pesado e não tem uma resposta muito rápida. E pra mim, que gosto de debugar bem meus projetos, é um tormento levantar e parar a aplicação toda hora. Acaba quase totalmente com minha produtividade. Mas há a opção de usar seu celular ou tablet Android no lugar do emulador, o que deixa o trabalho hiper mega mais rentável. O seu aparelho já está lá, possui hardware próprio... Até pro elefantão do Android Studio executar dá um alívio.

Então vamos lá.
 
1. Primeira coisa é que seu aparelho tem que ter Android. Coisa óbvia. É bom saber qual a versão de Android que está rodando no seu aparelho. Pra isso, você vai em “Configurações -> Sobre -> Versão do Android”. E se você tocar cinco vezes sobre “Versão do Android”, o Android mostra o nome da versão pra você. No meu celular, a versão do Android é a 5.0 (chamada Lollipop).

2. Para que o Android Studio consiga conectar-se ao seu aparelho, seu aparelho tem que permitir depuração USB:
  • Em seu aparelho, vá em “Configurações -> Opções do desenvolvedor”
    • Nos Androids 4.2 para cima, o “Opções do desenvolvedor” fica oculto por padrão. Para exibi-lo, basta ir em “Configurações -> Sobre -> Informações do Software “ e tocar sete vezes sobre “Número da versão”.
  • Em Opções do desenvolvedor, vá em Depuração USB e tique para ativar.
 
3. Uma vez que seu aparelho permite depuração USB, quando você conectar seu aparelho via USB no computador, o Android Studio vai reconhecê-lo automaticamente e deixar ele disponível para rodar a sua aplicação.
 
Quando você conectar seu aparelho, ele vai pedir sua autorização para que o computador acesse o mesmo para depuração. Permita.
 
Dê o Run na sua app no Android Studio e seu aparelho estará nas opções de destino para publicação da app (Select Deployment Target) (Figura 1).
 

Figura 1 - Meu celular disponível para executar a app, na categoria “Connected Devices”
 
Selecione seu aparelho e clique em OK.
 
Caso a API do seu aparelho ainda não esteja instalada no Android Studio, o mesmo vai pedir permissão para fazer a instalação da API, pra conseguir se comunicar com o aparelho. Basta permitir e aguardar o Adroid Studio fazer a instalação.
 

 Figura 2 - Instalação de API

A partir de agora, uma vez selecionado o seu aparelho para executa a aplicação, rapidinho o Android Studio vai se preparar e conectar-se à ele. E, assim, sua app vai ser iniciada no seu aparelho, para você testá-la numa boa!
 
E fim!
 


O erro minSdk > deviceSdk...
 
Dependendo das configurações da sua aplicação, na hora que você selecionar seu aparelho a execução não vai ser permitida, exibindo uma mensagem em vermelho que nem na Figura 3: minSdk > deviceSdk.
 

Figura 3 - Mensagem de erro ao selecionar dispositivo: minSdk x deviceSdk
 
É porque, em algum momento, sua aplicação foi configurada para exigir uma versão mínima de Android para ser executada. No exemplo da figura, minha aplicação exige que o aparelho tenha API 22 (Android 5.1) ou superior para funcionar, enquanto o celular que conectei está com API 21 (Android 5.0).
 
Para resolver, ou você usa um aparelho Android com a API mínima ou superior exigida, ou altera sua aplicação para aceitar uma versão inferior de Android, na qual seu aparelho de teste está incluído. Se optar pela segunda opção, faça isso com sabedoria, pois os aparelhos que vão executar sua aplicação em produção precisam ter os recursos suficientes exigidos pelo seu programa. Senão, seu cliente com aparelho inferior ao necessário vai baixar seu programa achando que é compatível com a versão Android dele, o programa não vai funcionar direito e isso vai ser negativo pra você.
 
Então, caso queira alterar a API mínima do seu projeto, basta abrir o arquivo build.gradle e alterar o numero da API mínima exigida em minSdkVersion.
 

 
O Android Studio vai pedir uma sincronização com a alteração deste arquivo. Permita clicando em Syncr Now, no canto superior direito, e aguarde.

E pronto, exigindo uma API na qual seu aparelho de teste se encaixe, a mensagem de erro não vai aparecer e seu programa vai ser executado.
 
E por hoje é só! Espero que isso traga um Senhor Alívio pra vocês!
 
Fonte: https://developer.android.com/studio/run/device.html?hl=pt-br

2 comentários

avatar
Daiane em 02/03/2019 disse:
Não aparece o meu celular no android studio meu celular é o k10 Responder
avatar
Tiago em 22/04/2019 disse:
Possivelmente voce tera que baixar o drive do celular manualmente caso o Android Studio nao tenha instalado automaticamente. Aconteceu comigo isso. Responder

Envie seu comentário