Review: Portal, The Uncooperative Acquisition Game (Jogo de Tabuleiro)

Conheça o jogo de tabuleiro criado para a franquia Portal, onde tanto os fãs como os que não conhecem Portal podem se divertir no mundo ácido e perspicaz do game

Olá! No post de hoje, vou deixar uma sugestão de jogo de tabuleiro que não é conhecido, mas que é bem bacana e diferente. E é daqueles jogos que o legal é sacanear com seus adversários, hehe.

O Portal, The Uncooperative Acquisition Game é um jogo de tabuleiro estrangeiro, de 2 a 4 jogadores, elaborado pela Cryptozoic e pela Valve para os fãs da franquia Portal. Apesar de ser todo embasado nos elementos da franquia, não é necessário conhecê-la para jogar e se divertir com este jogo (isto foi um lance bacana e inteligente dos elaboradores).

 
Sobre o jogo


Estas são todas as peças que compõem o jogo (fonte: Pinterest)

O jogo tem como princípio que cada jogador possua um time de bonequinhos (as “cobaias”), que percorrem o tabuleiro, e em determinados momentos são recompensados com fatias de bolo. O time com mais fatias de bolo está vencendo, e o objetivo é que, uma vez estando na frente, você elimine por completo um dos times participantes do tabuleiro (pode ser até o seu). Quando um dos times é dizimado, quem tem mais fatias de bolo é o campeão.

O mais bacana deste jogo é que ele é super dinâmico. O tabuleiro muda de forma, as cartas permitem mudar as regras e aplicar vantagens/desvantagens, e há peças que influenciam no tabuleiro. Com isso, quem está ganhando agora não está mais daqui a pouco se não for esperto. E o melhor: em certos momentos, você pode destruir fatias de bolo dos seus adversários! A cara da pessoa quando você faz isso é, pra mim, a melhor parte! Outra coisa boa de se ver é quem estava na liderança ser destronado, hehe.

Bom, em resumo, é isto. Vou apresentar pra vocês as peças do jogo, pra vocês terem uma ideia de como ele é fisicamente:
 
- Tabuleiro: o tabuleiro é composto por placas que se encaixam umas nas outras. Cada placa é uma “salinha”, por onde os times de movimentam, como se fossem casas do tabuleiro (elas chamam-se "Câmaras de Teste" no jogo, mas é só referência à Portal, nenhum teste é feito). Em um momento, uma das Câmaras da borda direita é “ativada”, e o time com mais bonecos na Câmara recebe as recompensas da câmara (que podem ser bolos, mais bonecos ou peças especiais). As recompensas são entregues nas câmaras da esquerda. Então, a Câmara ativa é destruída, juntamente com todos os bonecos e bolos que estiverem nela. A placa da câmara é virada e inserida na borda esquerda, os bonecos que estavam nela voltam pras reservas dos times e os bolos que estavam nela são permanentemente destruídos no “incinerador” do jogo.

Placas do tabuleiro, chamadas no jogo de Câmaras
 
- Cobaias: os bonequinhos do jogo. Cada jogador possui um time de oito cobaias. Quando uma cobaia se movimenta de uma Câmara para outra, ela pode levar consigo uma fatia de bolo da câmara de origem (do seu time ou do time adversário!). A cobaia deve ir de uma câmara para outra adjacente, a não ser que alguma carta ou peça permita um movimento diferenciado. Uma cobaia eliminada apenas retorna à reserva, podendo voltar ao tabuleiro quando necessário.
- Fatias de bolo: o “ouro” do jogo, que devem ser protegidas pelos seus times, ou roubadas e incineradas com muito carinho pelos adversários. Fatias de bolo incineradas são eliminadas permanentemente e não voltam para o tabuleiro. Caso um dos times fique sem nenhuma fatia de bolo, nem no tabuleiro e nem na reserva, o jogo também termina.

Cobaias e fatias de bolo
 
- Fichas de Portais: são duas fichas que permitem que uma ou mais cobaias possam de deslocar de uma câmara para outra sem que elas precisem ser adjacentes. Basta inserir uma ficha na câmara de origem e outra na câmara de destino (mas existem regras que restringem a escolha das câmaras).
- Cartas: as cartas tem função super importante e divertida neste jogo. Uma carta pode ser dada como recompensa quando o jogador movimenta apenas uma cobaia no seu turno, e ele decide quando utilizar (exceto em caso de cartas em excesso). Uma carta contém uma instrução que permite que o jogador execute uma ação no tabuleiro (por exemplo, ganhar uma fatia de bolo extra), ou pode se trocada pelas fichas de portais. O mais interessante é a hora do descarte, pois as cartas possuem dois lados, e o lado que fica pra cima no descarte possui um personagem da franquia e instruções que alteram alguma regra do jogo para os próximos turnos (alterações válidas enquanto ela estiver no topo). Por isso, você deve ser cuidadoso ao executar as cartas, pois a carta que você deixar no topo da pilha de descarte pode ajudar o próximo jogador e até te prejudicar quando for sua vez de novo.

Cartas (frente e verso)
 
- Cubo companheiro e torreta: estas peças influenciam o tabuleiro da seguinte maneira: o cubo companheiro “bloqueia” a câmara, impedindo que os times recebam recompensas quando uma câmara for ativada; a torreta destrói todas as cobaias que estiverem na câmara onde for colocada (os bolos permanecem).

Cubo Companheiro e Torreta
 
- Ficha Glados: ela indica que uma câmara foi ativada.

Ficha Glados, para ativar câmaras
 
- Manual do jogo, e bandeja para posicionar as cartas e fazer o papel do incinerador.

Bandeja, onde ficam as cartas e onde os bolinhos são incinerados com muito amor.
 
Bem, pessoal, esse é o resumo do que é o jogo. Os detalhes vocês devem conferir no manual, especialmente dos passos que devem ser seguidos quando for a sua vez de jogar. É muito legal jogar isso, eu garanto – ainda mais se você for conhecedor da franquia, pois se delicia com as referências enquanto brinca.

Se aprenderem as regras e não precisarem mais do manual, e se  não tiver um jogador mala que fica pensando um milhão de minutos na vez dele rs, o tempo de jogo é, em média, de uma hora por partida.
 

Onde comprar?

Onde encontrar este jogo pra comprar? A má notícia é que é um jogo estrangeiro que não teve repercussão aqui no Brasil, e por isso você só vai achar pra comprar em sites de fora. Na época que comprei, foi no Ebay e paguei 110 reais contando com o frete, e felizmente estava dentro da cota de importação e não fui tributada.

"Estrangeiro? O jogo é em inglês?" Sim, mas fiz uma tradução em PT-BR. Continue lendo o artigo, que o link vai ser apresentado pra vocês.

Uma notícia super boa é que, comprando este jogo de tabuleiro, vem de brinde uma chave pra você baixar o Portal 2, versão pra computador, de graça na Steam! Ou seja, você compra um jogo e ganha dois ^^


Mais algumas impressões
 
  • Prós: jogo bem divertido, com a possibilidade de zoar os adversários, possui bastante peças, possui regras e tabuleiro dinâmicos, e a vitória não depende apenas do elemento sorte. Não é necessário ser conhecedor de Portal para jogar e achar bacana, mas se você for fã, jogá-lo terá um gosto muito especial.
  • Contras: infelizmente para poucas pessoas (2 a 4 jogadores) e peças referentes às Câmaras são chatas de encaixar. Recomendo que a mesa onde o jogo for acontecer esteja com uma toalha de mesa de uma cor só ou sem toalha, pois o contrário atrapalha a visualização do jogo. Uma coisa que estranhei foi que a classificação etária é a partir de quinze anos, pois não tem nada demais nele. Se for por causa da quantidade de regras, bem, o War também tem muitas regras e é a partir de dez anos.
Quando vocês comprarem o jogo, vão ver que a caixa parece desgastada, mas ela é impressa para parecer velha, mesmo (ideia dos elaboradores do jogo).


Detalhe da decoração da embalagem, feita pra parecer um jogo desgastado pelo uso

E, como citado acima, Portal The Uncooperative Cake Acquisition Game é todo em inglês, mas isso não é problema: como sou muitíssima fã da franquia Portal (citei Portal no post Executando áudio em programas Java desktop), traduzi o manual e as cartas do jogo para PT-BR! E ainda fiz o arquivo traduzido mantendo o formato e desenhos do manual original; ou seja, vocês podem baixar, imprimir e grampear como se fossem o manual PT-BR do jogo. O arquivo traduzido pode ser baixado clicando aqui. De nada, rsrsrs...


Manual original, e tradução impressa em formato de livreto no A4
 
Espero que se interessem, consigam adquirir o jogo, e se divirtam bastante correndo pra ganhar a tempo de proteger seus preciosos bolos, enquanto bagunçam com o tabuleiro todo e incineram as peças dos adversários. Enjoy!!
 

0 comentários

Envie seu comentário